Contagem mantém crescimento de novas vagas de trabalho com carteira assinada e registra maior inserção de aprendizes no mercado de trabalho

 

Mantendo a tendência de crescimento de abertura de postos de trabalho, o último mês de agosto registrou um saldo positivo de 1965 vagas, no balanço entre admissões (9.436) e desligamentos (7.471). Desse total, chama a atenção o número de aprendizes inseridos: foram admitidos 433 jovens com idade entre 14 e 17 anos, contra 45 desligamentos. É o mês com o maior número de contratações; em julho foram apenas 340, e em junho 227. Os dados são do Observatório Socioeconômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e foram extraídos da atualização de informações do Novo Caged, da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

De janeiro a agosto foram contratados um total de 2.787 aprendizes no município, contra 1.866 desligamentos – um saldo positivo total de 921 vagas. Entre os aprendizes, a diferença de contratação de homens e mulheres é pequena. 1.391 mulheres foram contratadas, contra 1396  homens admitidos. Acompanhando a faixa escolar, 52% dos aprendizes colocados tinham ensino médio incompleto; outros 37% possuíam ensino médio completo.

O setor que mais admitiu aprendizes no primeiro semestre foi o comércio, com 1.097 vagas (39%), seguido da indústria, com 928 (33%), o setor de serviços acumulou 624  (22%) e a construção civil, registrou 138 (5%).

A economista responsável pelo Observatório Socioeconômico, Alessandra Angelini, destacou que a contratações jovens com idade entre 14 a 17 anos ocorrem por intermédio da lei 10.097/2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem. Toda empresa com mais de sete funcionários deve ter pelo menos 5% do seu quadro de colaboradores formado por aprendizes. “Além de fomentar o mercado de trabalho, esse programa é importante porque oferece aos jovens experiência profissional e de trabalho”.

Angelini também pontuou que findada essa fase do programa ocorre grande desligamento desses profissionais. “Quando cruzamos os dados, constatamos um desligamento de até 72% de jovens com idade entre 18 e 24 anos. Muitas empresas, porém, também reaproveitam vários desses aprendizes após o encerramento desse ciclo”.

Contagem mantém crescimento de novas vagas de trabalho com carteira assinada

Com o registro positivo de 1965 vagas em agosto, no balanço entre admissões e desligamentos, na comparação com outras cidades Contagem só perder para Belo Horizonte. A cidade agora soma, no acumulado dos 8 primeiros meses do ano, 9.694 novas vagas de trabalho com carteira assinada.

No mês de agosto o setor de serviços foi o que mais contratou, ao mesmo tempo que também foi o que mais demitiu. Foram 3.906 admissões, contra 3.018 desligamentos. Ainda assim, ficou um saldo positivo de 888 vagas. Logo depois vem o setor do comércio, com 3.163 admissões contra 3018 desligamentos. Ganho positivo de 601 postos de trabalho. A indústria vem em terceiro, com 1.782 admissões, contra 1.352 demissões, positivando em 457 vagas. A construção civil tem um total de 584 contratações, contra 565 desligamentos, remanescendo um total de 19 postos de trabalho. A agropecuária, setor de baixíssima expressão, empatou, com uma demissão e uma contratação para o mês de agosto.

Na avaliação de gênero, no mês de agosto 5.900 homens foram contratados, contra 3.536 admissões de mulheres. Embora sejam os mais contratados, os homens são também os mais demitidos. Em agosto foram desligados 4.941 trabalhadores, contra 2.530 desligamentos de trabalhadoras.

Com isso, as mulheres tiveram um saldo positivo pouco maior que o dos homens no mês agosto. Foram 1006 contratação do sexo feminino, contra 959 do sexo masculino.

Fonte: Prefeitura de Contagem

 

Parabéns Contagem, pelos seus 110 anos de progresso

 110825duro av joao cesar e alca 01 019

Cidade tem segundo aniversário em meio à pandemia de Covid-19

Nesta segunda-feira, 30 de agosto, Contagem comemora seu 110º aniversário de emancipação político-administrativa. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representante da classe lojista da cidade, nada mais oportuno nesta data do que lembrar a participação ativa do setor para o desenvolvimento do município.

O comércio faz parte da história de Contagem desde seus primórdios, quando com a instalação do posto fiscal Registro das Abóboras, surgiu o Arraial das Abóboras, de onde entrava e saia gado, cavalos e potros, ouro em barra e em pó para serem trocados por dinheiro.

Nestes 110 anos, houve avanços em todos os setores, principalmente no comercial. Setor que foi fortalecido com a criação CDL-Contagem em 1981. Desde então, a entidade busca o fortalecimento da livre iniciativa, a diminuição da burocracia, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento de nosso município, destacando-se como agente efetivo em várias conquistas coletivas do varejo e da sociedade contagense.

Recomeço

Infelizmente para a população e para o comércio local, o momento atual - em que ainda vivemos a pandemia de Covid-19 - não nos permite celebração. Mas este tempo de cuidado com o outro e de empatia traz uma boa oportunidade para reflexão: Aniversário  simboliza renascimento, recomeço. E tudo que a humanidade quer atualmente é recomeçar. Então que este 30 de agosto seja uma oportunidade para que aqueles que amam Contagem reflitam sobre os caminhos desta cidade e renovem a esperança em dias melhores.

WhatsApp Image 2021 05 14 at 11.36.48“A humanidade vive dias calamitosos que exigem perseverança e muita solidariedade. E nestes tempos de pandemia - que nos ensina a ter mais empatia, a partilhar o pouco e o muito - a nossa mensagem para Contagem é que continue acreditando em seu potencial e na força do seu povo. Desejamos que o sonho de uma cidade melhor esteja na mente e no coração de todos os filhos e filhas desta terra. A CDL reafirma seu compromisso de continuar trabalhando e apoiando o desenvolvimento econômico e social da nossa querida Contagem”, destaca Frank Sinatra, presidente da entidade.

O líder lojista deixa também uma mensagem para o empresário que tanto se orgulha e trabalha pelo desenvolvimento de Contagem. “Um dos setores da economia mais afetados pela pandemia, o comércio tem demonstrado que tem garra para trabalhar e dar a volta por cima. O empresário, que sempre lutou e se reinventou, não ficou inerte diante das dificuldades e tem enfrentado este inimigo em comum com muita criatividade. Juntos estamos vencendo essa crise e recuperando nossa economia.”

Desenvolvimento

Na oportunidade em que se fala em perseverança e aniversário, que é sempre o início de um novo ciclo, a CDL informa que sua última grande conquista é a construção de um prédio localizado na Rua 13 de Junho, atrás do Bristol Easy Hotel CDL-Contagem, com instalações mais amplas, confortáveis e melhor equipadas para acomodar a nova sede da entidade e atender a demanda crescente por seus serviços. A previsão é que a obra seja entregue em 90 dias e que a entidade se transfira pra lá ainda este ano.

Devido à sua localização, o outro prédio de três andares, construído ao lado do Bristol Easy CDL-Contagem, e inicialmente destinado a abrigar a sede da entidade, foi cobiçado por muitos interessados, e a CDL resolveu alugar para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde foram centralizados os serviços da regional de Contagem.

 

1º de outubro: Dia do Vendedor

 

Dia do Vendedor

Hoje, dia primeiro de outubro, é o Dia do Vendedor.

A CDL-Contagem homenageia esses profissionais que impulsionam o nosso comércio todos os dias e que são a principal força na recuperação da nossa economia.

Graças a estes profissionais dinâmicos, carismáticos e empenhados é que as vendas acontecem!

Vendedor, você é um dos principais pilares de uma empresa de sucesso!

Parabéns pelo seu dia!

 

 

 

 

 

 

CDL e Instituto Kessler realizam Maratona de Prevenção à Vida

 

WhatsApp Image 2021 08 25 at 15.09.38

A vida está fragilizada e a estrutura emocional das pessoas está abalada. Mais do que nunca as pessoas encontram-se ansiosas, depressivas, estressadas e com falta de sentido para viver. A pandemia, as incertezas, os medos, as inseguranças e as perdas, se tornaram mais presentes.

Pensando nisso, a CDL-Contagem e o Instituto Kessler Inteligência Emocional acabam de firmar parceria com o objetivo de realizar, durante a campanha Setembro Amarelo, a “Maratona de Prevenção à Vida”.

Ao longo do mês de setembro serão realizados encontros online, gratuitos, sobre autocuidado, práticas meditativas e partilhas de vivências. As atividades serão conduzidas pelo psicólogo Édio Kessler e pela terapeuta Michelli Kessler.

O Instituto Kessler é referência nacional no desenvolvimento pessoal, emocional, profissional, comportamental e aprimoramento humano.

Confira a programação:

Webniar - Como Valorizar sua vida?
Toda segunda-feira do mês de setembro, a partir das 20h.

Meditação – Práticas para o autoconhecimento.
Toda quarta-feira do mês de setembro, a partir das 20h.

Live - Como estou aprendendo a valorizar minha vida!
Toda sexta feira do mês de setembro, a partir das 20h.

Saiba mais: 
https://bit.ly/2W6dp0n

Faça sua inscrição:
http://www-institutokessler-com-br.rds.land/maratona-de-prevencao-da-vida-instituto-kessler#rd-column-jsc3dnf5

 

IK Programação setembro amarelo

 

Sobre a CDL

A CDL Contagem tem a missão de representar, integrar e apoiar o lojista por meio de soluções inovadoras e de qualidade, fortalecendo o comércio varejista de Contagem, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

Siga-nos também em:

   

Seja um Associado

Departamento Comercial:
Gerente: Vanda Lima - (31)3359-6417  
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ou clique aqui para enviar uma mensagem

Contato

Para conhecer mais sobre a CDL Contagem, entre em contato conosco:
  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31)3359-6400 
  Rua Manoel Teixeira Camargos, 475 - Eldorado - Contagem/MG